quinta-feira, 8 de outubro de 2009

EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS

Política para educação de adultos
e globalização1
Carlos Alberto Torres
Universidade da Califórnia
Los Angeles, USA
Resumo
Política para educação de adultos não tem sido uma prioridade do governo no século
XX, e não há razão para se acreditar que esta tendência será revertida no século XXI,
particularmente face ao processo de globalização. Esse artigo discute políticas chaves
para a área de educação de adultos, oferece reflexões sobre as questões centrais trazidas
pelo atual contexto de globalização e, finalmente, discute implicações e especulações
para o futuro.
Palavras-chave: educação de adultos, globalização, política educacional.
Abstract
Adult education policy has not been a government priority in the twentieth century and
there is no reason to believe that this tendency will change in the twenty first century,
particularly if we take into account the globalization process. This article discusses key
policies to the adult education area, offers thoughts on central issues brought to the
attention by the current globalization context, and finally discusses implications to and
speculations to the future.
Keywords: adult education, globalization, educational policy.
Política para a Educação de Adultos e Globalização
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Introdução
Conforme documentei em minha pesquisa2, política para educação de adultos3 não tem
sido prioridade de governo no século XX. Existem inúmeras razões para isso.
Primeiro e, principalmente, educação de adultos serve a uma clientela que é pobre,
politicamente subrepresentada, e consequentemente fraca ou limitada na sua habilidade
para manipular os serviços sociais do Estado.
Segundo, instituições e programas para educação de adultos são os de menor prestígio
na hierarquia de educação (formal e informal), em parte pela natureza de sua clientela e, em
parte porque, na maioria dos casos, não oferecem credenciais acadêmicas de prestígio.
Terceiro, conexões entre educação e trabalho são sempre alusivas, e,
conseqüentemente, sujeitas a grandes políticas e debates teóricos. Os debates sobre a
ligação entre os programas para educação de adultos e o mercado de trabalho são bastante
complexos. Com isso, discussões sobre escolhas de investimentos na área de educação
questionam o impacto dos programas de treinamento de adultos para o exercício de uma
profissão ou para treinamento técnico no local de trabalho. Muitas pessoas argumentam que
o investimento na educação para adultos tem tido um impacto limitado no que diz respeito
à produção industrial do século XX. As mudanças do século XXI em direção ao que se
chama “sociedade do conhecimento” não diminuem. Ao contrário, disso, dá destaque a
essas questões.
Quarto, políticas para educação de adultos têm sempre sido implementadas no âmbito
dos serviços sociais do Estado. Dessa forma, o modelo desse Estado tem uma relação direta
com as condições de investimento e com a expansão das políticas para a área.
Quinto, existe uma variedade de idéias e argumentos que justificam políticas para
educação de adultos. Algumas dessas idéias são contraditórias. Discutirei abaixo seis
construções teóricas que explicam políticas existentes. Apesar de existir uma idéia
dominante entre os formuladores de políticas, não existe uma idéia simples e não
contraditória integrada que defenda investimentos em programas.
Finalmente, educação de adultos, diferentemente da maior parte dos outros programas
educacionais, não é um campo facilmente manipulado e controlado por burocracias. Existe
um componente comunitário nos programas para educação de adultos que usualmente os
tornam diferentes. Além disso, há um número de movimentos sociais e ONGs ligadas a
esses programas, como, por exemplo, a experiência da Educação para Libertação, da
Educação Popular e da Filosofia Educacional preconizada por Paulo Freire. Movimentos
sociais e algumas ONGs tendem a ser radicais, e de difícil controle por parte das
instituições governamentais; políticas e programas de educação para adultos, nesse caso,
poderiam ameaçar a estrutura existente .
CARLOS ALBERTO

Um comentário:

  1. Dados Históricos da Educação de Jovens e Adultos
    * 1932- A Educação de Jovens e Adultos ganhou importância com a Cruzada Nacional de Educação
    * 1967- foi criado o MOBRAL- Movimento Brasileiro de Alfabetização, considerado o programa mais importante.
    * 1981- O Mobral foi substituíd pela Fundação EDUCAR
    * 1980- O governo lançou o PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO, que teve poucos resultados
    * 2004- EJA- Educação de Joves e Edultos, que tem o desafio em reconhecer o direito do jovem e do adulto, buscando novas metodologias, investindo na formação de

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